11 3229-1079                          

noticias / As 5 Competências Essenciais

 
 
 
 

As 5 Competências Essenciais

Ronaldo de Araújo
Coach e Desenvolvimento

Vivemos num mundo globalizado, com inúmeros desafios que surgem a todo momento, uma dinâmica colossal de interação com mais de 7 bilhões de pessoas dividas em continentes e países com suas características e particularidades.

Para novos tempos, são necessárias novas competências, habilidades e atitudes voltada para resultados, por isso é tão necessário desenvolver a INTELIGÊNCIA SOCIAL, ou seja, a arte de lidar com o outro, sem que isso tire a sua paz e equilíbrio. Vivemos um momento de muita competitividade, mudança e instabilidade, o índice de exigências do meio externo está muito alto e com isso elevando o nível de estresse, comprometendo as relações humanas, infelizmente não percebemos a importância do esperar, respirar, contar até dez para responder as nossas demandas. Claro, reclamamos dos resultados, culpamos sempre os outros pelos nossos resultados.

Umas das reclamações dos gestores é a falta de comprometimento, os colaboradores não fazem o que é necessário. Por isso, a nova competência SENSO DE FAZER, se faz necessário desenvolver, no entanto os gestores precisam mostrar o caminho, dar a direção e dizer o que é preciso fazer, dar o exemplo é a melhor pedagogia, é o melhor sistema de ensino.

Ao mesmo tempo que estamos conectados pela tecnologia, ainda não sabemos como criar CONEXÃO, de estar com o outro mais próximo, queremos ser o popular, para isso, fazemos um número grande de post, mas sem conteúdo e utilidade prática para nos conectar com o outro de forma saudável e efetiva.

Pensar no momento presente, momento de mudança e inovação, é necessário desenvolver uma MENTALIDADE INOVADORA, pensar “fora da caixa”, dar novas respostas para velhos e novos problemas é o que as empresas estão buscando nos seus colaboradores. Não dá mais para fazer o mesmo, precisamos resolver os problemas e preparar a empresa para os próximos cinco, dez, quinze ou vinte anos.

 

Em todas as novas e antigas competências, a mais importante é o DISCERNIMENTO, é preciso ter a capacidade de compreender a situação e separar o que é preciso fazer no momento e o que pode deixar para depois, separar o certo do errado. Tudo o que você já aprendeu até aqui é básico, precisa incluir novas habilidades, desenvolver a Inteligência Social, Senso de Fazer, Conexão, Mentalidade Inovadora e Discernimento para você ter melhores resultados e sucesso, seja na vida pessoal ou profissional.



 
 
 
© 2016 - Instituto de Ensino 3G Ltda.