11 3229-1079                          

noticias / Seja um SeRh Estratégico

 
 
 
 

Seja um SeRh Estratégico

Ronaldo Araújo
Treinamento & Desenvolvimento - Instituto 3G

 

Estamos passando por um momento muito delicado em nossa macroeconomia, com uma crise financeira e política, com reflexos consideráveis para nossa família, organização e ciclo social, não podemos nos enganar que isso não está nos afetando. No entanto, você profissional de RH, Líderes e Diretores podem e devem decidir participar ou não da crise e auxiliar de forma positiva para juntos superarmos esse momento que não tem vantagens para quem deseja construir algo pautado em valores éticos dentro de uma visão sistêmica.

Nas organizações, o RH está sendo cobrado a reduzir drasticamente os custos com o capital humano, infelizmente, causando demissões e redução de benefícios. Os Líderes são cobrados a produzir mais, com menos recursos, seja humano ou tecnológico. Ainda estamos acostumados a planejar num curto espaço de tempo, com isso, não tem dinheiro desenvolvimento de pessoal e inovação.

Nessa realidade, os Líderes a todo o momento tomam decisões estratégicas para motivar, delegar e conduzir os seus liderados, em muitos casos sem informações solidas. Com essa difícil tarefa de tomar decisões equilibradas e sustentáveis que permitam ter a certeza de estarem seguindo a melhor direção para o futuro do profissional e da sua equipe nas organizações. Na busca da tranquilidade, se faz necessário conhecer com mais profundidade essa pessoa que é o foco da sua decisão.

Não podemos ficar somente no CHA (conhecimento, habilidades e atitudes), é preciso ir além, o ser humano é muito mais complexo do que imaginamos e está inserido num contexto particular, de acordo com o seu mapa de mundo, construído através do seu histórico de vida. O desafio da liderança e do RH é grande, visto que, manter a sua equipe motivada para produzir bons resultados é necessário empenho, dedicação e ferramentas adequadas para  treinamento, acompanhamento e feedback.

Ficar reclamando com o baixo investimento no desenvolvimento do capital humano, não vai resolver a situação, podemos aprender com as organizações que vêm tendo bons resultados, uma das estratégias com custo-benefício interessante é o mapeamento dos seus colaboradores e equipes, esse trabalho inicial dá base para um bom e efetivo planejamento de treinamento, promoções, contratações, remanejamento, colocando a pessoa certa no lugar certo. Com isso, o Líder pode ficar mais confortável nas suas decisões, sendo mais assertivas.

Com o avanço da tecnologia, os sistemas estão ficando cada vez mais completos e com investimentos atrativos, precisamos utilizá-la para aumentar a nossa performance. Ferramentas com base na metodologia Disc são perfeitas para dar uma visão aprofundada do ser humano, tendo comprovação científica da sua efetividade com mais de 97% de acerto. Já aplicamos em inúmeras pessoas e organizações, o resultado é extraordinário, visto o comprometimento de mudança que ela provoca no profissional, refletindo em toda a equipe e organização.

Existem inúmeras ferramentas baseadas na metodologia Disc, conhecemos as melhores do mercado e trabalhamos com o DiSC Profiler por entender ser a mais completa, com vários indicadores extras de medição comportamental e um excelente custo-benefício, tanto para o analista, que tem uma ferramenta que dá uma base sólida para desenvolver o seu trabalho e para a organização que receber um inventário seguro dos seus colaboradores e equipe, com condições detalhadas para traçar a melhor rota de desenvolvimento e inovação para obter os resultados almejados.



Pense nisso e SUCESSO!

 



 
 
 
© 2016 - Instituto de Ensino 3G Ltda.